Via Aérea Difícil em Pediatria
O curso surge da diversidade de contextos do exercício profissional, que leva os profissionais de saúde à necessidade de proceder à abordagem da via aérea difícil na criança.
A Via Aérea Díficil (VAD) da criança difere muito da do adulto e sofre alterações significativas desde o nascimento até cerca dos 6 anos de idade. É fundamental ter um conhecimento prévio das particularidades anatómicas da via aérea na criança, dos dispositivos e equipamentos a utilizar, assim como um reconhecimento atempado de possíveis complicações e de como resolvê-las de forma a evitar iatrogenias.
A falta de conhecimento e treino provoca muitas vezes no profissional um sentimento de insegurança. Assim, da necessidade de colmatar estas lacunas, emerge este curso teórico-prático com vista à decisão e intervenção adequadas e seguras.
A temática da VAD em Pediatria continua a ser um verdadeiro desafio para os profissionais de saúde. A abordagem da VA pode ser programada, urgente ou emergente, sendo vital identificar todos os preditivos que se associam ao risco de uma VAD, assim como, aplicar o tipo de ventilação adequado às diferentes patologias, nos diversos contextos.
Objetivos
- Identificar a necessidade de abordar a VA de uma criança e fazê-lo de acordo com as guidelines e recomendações internacionais instituídas pela Difficult Airway Society (DAS).
Metodologia
- Palestras teórico-práticas. Treino Hands On e PBL.
Temáticas
- Particularidades Anatómicas em Pediatria.
- DAS Guidelines Pediátricas – Algoritmo de Decisão.
- Dispositivos Acessórios de Abordagem e Intervenção na VAD, em Pediatria.
- Casos Clínicos Práticos.
Duração
- 8 horas
Destinatários
- Médicos, Enfermeiros, Alunos de Medicina.
Acreditação / Patrocínio Científico
- Departamento de Pediatria e Neonatologia. Ordem dos Enfermeiros.
Irá ser contactado por um membro da nossa equipa para lhe explicar os próximos passos.
Ao formando é permitido alterar a data de frequência do curso mas não é possível cancelar a inscrição e obter o reembolso da mesma.
Poderá solicitar a alteração da data de realização do curso , sem custo extra, se avisar até uma semana antes.
Após este período fica à consideração da coordenação a aplicação da taxa extra de 50€.
A Healthway pode ter que adiar a data do curso por insuficiência de formandos inscritos ou por outro motivo de força maior.
Apenas e só se houver cancelamento do curso sem possibilidade de realização do mesmo no período de ano civil seguinte , o formando pode optar por pedir o reembolso integral do valor pago.
Opiniões de alunos
Opiniões reais retiradas das redes sociais e de feedbacks feitos após a concretização dos cursos