Triagem e Protocolos de Encaminhamento em Obstetrícia e Ginecologia
O volume de triagens nos serviços de urgência de obstetrícia e ginecologia excede largamente o número de nascimentos, o que demonstra que o recurso aos serviços pelas mulheres grávidas não se limita ao início de um trabalho de parto, mas também, em larga escala, pela presença de intercorrências relacionadas com a gestação ou condição de saúde prévia da mulher, para além de situações críticas e emergentes que exigem uma resposta rápida e eficiente. Acresce ainda, em simultâneo, a afluência de mulheres com patologia / urgência do foro ginecológico.
A triagem é, portanto, a base para a prestação de cuidados obstétricos e ginecológicos especializados de alta qualidade às pacientes que recorrem aos serviços de urgência, da qual depende todo o processo assistencial subsequente.
O curso Triagem e Protocolos de Encaminhamento em Obstetrícia e Ginecologia pretende dar resposta a esta necessidade sentida pelos profissionais contribuindo para a sua capacitação para o exercício profissional nesta área.
Objetivos
- Melhorar os cuidados obstétricos e ginecológicos em situação de urgência / emergência através da correta utilização do sistema de triagem, de acordo com a definição de prioridades em obstetrícia e ginecologia, definindo os respetivos protocolos de encaminhamento.
Metodologia
- Palestras teórico-práticas. Problem Based Learning (PBL). Prática simulada avançada com casos clínicos e pacientes virtuais.
Temáticas
- Triagem em Obstetrícia e Ginecologia.
- Encaminhamento e transferência após triagem.
- Triagem telefónica.
Duração
- 16 horas
Destinatários
- Médicos, Enfermeiros e alunos da Especialidade de SMO.
Acreditação / Patrocínio Científico
- Departamentos de Saúde Materna e Obstetrícia. Ordem dos Enfermeiros.
Irá ser contactado por um membro da nossa equipa para lhe explicar os próximos passos.
Ao formando é permitido alterar a data de frequência do curso mas não é possível cancelar a inscrição e obter o reembolso da mesma.
Poderá solicitar a alteração da data de realização do curso , sem custo extra, se avisar até uma semana antes.
Após este período fica à consideração da coordenação a aplicação da taxa extra de 50€.
A Healthway pode ter que adiar a data do curso por insuficiência de formandos inscritos ou por outro motivo de força maior.
Apenas e só se houver cancelamento do curso sem possibilidade de realização do mesmo no período de ano civil seguinte , o formando pode optar por pedir o reembolso integral do valor pago.
Opiniões de alunos
Opiniões reais retiradas das redes sociais e de feedbacks feitos após a concretização dos cursos