Curso Técnicas Contínuas de Substituição da Função Renal na Pessoa em Situação Crítica
A Falência Renal Aguda é frequente no doente crítico internado em unidades de cuidados intensivos e está muitas das vezes associada a um quadro de disfunção multiorgânica com taxas de morbi e mortalidade elevadas e impacto prognóstico significativo (Sirvent et al, 2010).
Face à instabilidade hemodinâmica inerente a estes doentes com quadro de disfunção renal aguda, o tratamento com técnicas contínuas de substituição da função renal (TCSFR) é emergente pela tolerância hemodinâmica elevada, permitindo o ajuste contínuo do balanço hidríco com remoção gradual de solutos e líquidos adaptado à situação e de acordo com a evolução clínica do doente.
Os doentes submetidos a esta terapia, carecem de cuidados específicos, altamente qualificados, prestados de forma contínua pelas equipas médicas e de enfermagem destas unidades.
Assim, a necessidade de desenvolver conhecimentos e competências nesta área de elevada complexidade, é considerado gold standard permitindo a gestão da prática clínica de forma autónoma e segura.
Por conseguinte, o presente curso tem como objetivo a aquisição de conhecimento científico e o desenvolvimento de competências no cuidar da Pessoa em Situação Crítica submetida a TCSFR em contexto de unidade de Cuidados Intensivos.
Objetivos
- Promover o desenvolvimento de competências técnico-científicas dos enfermeiros, face ao doente crítico, submetido a técnicas dialíticas contínuas.
Metodologia
- Palestras teórico-práticas. Treino Hands-on e PBL.
Temáticas
- Processo Terapêutico nas TCSFR: Práticas clínicas no início, manutenção e finalização.
- Descrição dos Componentes do Monitor/Montagem de Circuitos e Monitorização da terapia.
- Gestão da Terapia: Início da Terapia/Realização do Priming.
- Gestão da Terapia: Monitorização e deteção dos Principais Alarmes, Interrupção, reinício e finalização do tratamento.
Duração
- 16 horas
Destinatários
- Enfermeiros.
Acreditação / Patrocínio Científico
- Departamento de Anestesiologia e Cuidados Intensivos. Ordem dos Enfermeiros.
Irá ser contactado por um membro da nossa equipa para lhe explicar os próximos passos.
Ao formando é permitido alterar a data de frequência do curso mas não é possível cancelar a inscrição e obter o reembolso da mesma.
Poderá solicitar a alteração da data de realização do curso , sem custo extra, se avisar até uma semana antes.
Após este período fica à consideração da coordenação a aplicação da taxa extra de 50€.
A Healthway pode ter que adiar a data do curso por insuficiência de formandos inscritos ou por outro motivo de força maior.
Apenas e só se houver cancelamento do curso sem possibilidade de realização do mesmo no período de ano civil seguinte , o formando pode optar por pedir o reembolso integral do valor pago.
Opiniões de alunos
Opiniões reais retiradas das redes sociais e de feedbacks feitos após a concretização dos cursos