Curso Saúde Mental no Trabalho
Os problemas de saúde mental, como a depressão e a ansiedade, têm um impacto negativo e significativo a nível individual e em particular no plano profissional, explicando grande parte da redução da produtividade e do absentismo laboral. Considerando esta realidade, a Ordem dos Psicólogos Portugueses estima que, em Portugal, dois em cada dez trabalhadores apresentam vulnerabilidades em termos de saúde mental, pelo que se torna de extrema relevância o rastreio, avaliação e acompanhamento destas questões no âmbito do trabalho.
A Agência Europeia para a Segurança e a Saúde no Trabalho considera os fatores organização do trabalho e relações interpessoais como fundamentais na promoção da integridade psicológica dos trabalhadores e prevenção de situações-problema no trabalho, tais como:
• O stress ocupacional (experienciado quando as exigências laborais são superiores à capacidade de gestão pelo trabalhador);
• A síndrome de burnout (caraterizada pelo esgotamento a nível profissional);
• A violência e o assédio moral e sexual;
• A fadiga e carga mental (diretamente relacionadas com os horários de trabalho atípicos que dificultam a conciliação da vida pessoal com a profissional);
• O presentismo (fenómeno de passar mais horas “ligado” ao trabalho que o previsto);
• As exigências do trabalho emocional (relacionado com o distanciamento pessoal e gestão das emoções em funções específicas).
Objetivos
- Mapear e construir formas de fazer face aos fatores de riscos emergentes, desenvolvendo nos participantes meios específicos de confronto com a situação e de organização de resposta face às agressões facilitadoras do desenvolvimento de mal-estar psicológico em ambiente laboral.
Metodologia
- Palestras teórico-práticas. Problem Based Learning. Prática simulada avançada com casos clínicos e pacientes virtuais.
Temáticas
- Burnout.
- Mobbing.
- Precariedade.
- Legislação e estratégias de proteção.
- Interface família-trabalho.
- Casos práticos.
Duração
- 16 horas
Destinatários
- Médicos, Enfermeiros, Alunos de Medicina.
Acreditação / Patrocínio Científico
- Departamento de Saúde Mental. Ordem dos Enfermeiros.
Irá ser contactado por um membro da nossa equipa para lhe explicar os próximos passos.
Ao formando é permitido alterar a data de frequência do curso mas não é possível cancelar a inscrição e obter o reembolso da mesma.
Poderá solicitar a alteração da data de realização do curso , sem custo extra, se avisar até uma semana antes.
Após este período fica à consideração da coordenação a aplicação da taxa extra de 50€.
A Healthway pode ter que adiar a data do curso por insuficiência de formandos inscritos ou por outro motivo de força maior.
Apenas e só se houver cancelamento do curso sem possibilidade de realização do mesmo no período de ano civil seguinte , o formando pode optar por pedir o reembolso integral do valor pago.
Opiniões de alunos
Opiniões reais retiradas das redes sociais e de feedbacks feitos após a concretização dos cursos