Curso Saúde Mental na Adolescência
A Saúde Mental é parte integrante da Saúde e foi definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS, 2001) como um estado de bem-estar em que o indivíduo tem perceção do seu potencial, consegue lidar com o stress do dia-a-dia, trabalhar de forma produtiva e é capaz de contribuir para a sua comunidade.
A adolescência carateriza-se pelo desenvolvimento de uma grande capacidade de processar informação, de pensar de forma abstrata e usar ao máximo a sua capacidade de raciocínio, correspondendo ao estádio das operações formais ou operatório-formal (dos 12 anos em diante) na teoria de desenvolvimento cognitivo de Piaget, em que o adolescente constrói o pensamento abstrato, conceptual, conseguindo ter em conta as hipóteses possíveis e diferentes pontos de vista e sendo capaz de pensar cientificamente (Gleitman, Reisberg, Fridlund, 2011). No entanto, a adolescência é também uma fase de vida crítica para a saúde mental e várias perturbações mentais têm o seu pico de incidência nesta fase: depressão e tentativas de suicídio, uso de substâncias, perturbações alimentares, ansiedade e psicoses (Rickwood et al., 2005; Sprintall e Collins, 2011). Segundo dados mais recentes, aproximadamente 16% das crianças e adolescentes sofre de alguma perturbação mental (OMS, 2018).
É urgente promover a saúde mental dos adolescentes, prevenir e intervir precocemente perante os problemas e perturbações mentais desta faixa etária, num contexto de interdisciplinaridade e em rede, desde a comunidade, o contexto escolar e os cuidados de saúde primários aos cuidados de saúde diferenciados.
Objetivos
- Sensibilizar os profissionais de saúde para a adolescência, enquanto uma fase desenvolvimental.
Metodologia
- Palestras teórico-práticas. Problem Based Learning. Prática simulada avançada com casos clínicos e pacientes virtuais.
Temáticas
- Adolescência enquanto fase desenvolvimental.
- Problemas e comportamentos de risco.
- Promoção da saúde mental na adolescência.
Duração
- 16 horas
Destinatários
- Médicos, Enfermeiros, Alunos de Medicina.
Acreditação / Patrocínio Científico
- Departamento de Saúde Mental. Ordem dos Enfermeiros.
Irá ser contactado por um membro da nossa equipa para lhe explicar os próximos passos.
Ao formando é permitido alterar a data de frequência do curso mas não é possível cancelar a inscrição e obter o reembolso da mesma.
Poderá solicitar a alteração da data de realização do curso , sem custo extra, se avisar até uma semana antes.
Após este período fica à consideração da coordenação a aplicação da taxa extra de 50€.
A Healthway pode ter que adiar a data do curso por insuficiência de formandos inscritos ou por outro motivo de força maior.
Apenas e só se houver cancelamento do curso sem possibilidade de realização do mesmo no período de ano civil seguinte , o formando pode optar por pedir o reembolso integral do valor pago.
Opiniões de alunos
Opiniões reais retiradas das redes sociais e de feedbacks feitos após a concretização dos cursos