Curso Saúde Mental em Geriatria
O Envelhecimento é um processo natural e fisiológico, que varia de pessoa para pessoa, tem por base fatores genéticos, hereditários, meio ambiente, hábitos de vida e alimentação, entre outros. Estando, desta forma ao alcance de todos nós, irmos promovendo um envelhecimento bem sucedido.
De acordo com Instituto Nacional de Estatística (2018), no nosso País e no ano 2017 mais de 21,5 % da população residente tinha mais de 65 anos e destes 13,8% tinham mais de 85 anos.
O avanço do conhecimento nas ciências da saúde e a crescente acessibilidade aos cuidados de saúde, tem aumentado a esperança média de vida, em paralelo a esta realidade impõe-se a necessidade de promover um envelhecimento com qualidade.
Com o envelhecimento verifica-se um declínio funcional e cognitivo, associado a várias comorbilidades, devido a patologias (músculo-esqueléticas, cardiovasculares, degenerativas, metabólicas e psiquiátricas entre outras), que trazem como consequência a poli medicação.
A estas alterações fisiológicas, associa-se o isolamento social, as perdas de relações familiares e de amigos, a diminuição de rendimentos e de autonomia, a falta de motivação para os vários autocuidados. É neste contexto que encontramos uma grande parte das pessoas idosas: apresentam queixas de tristeza, ansiedade, insónias, diminuição do apetite, falta de vontade para a prática de qualquer atividade física, alterações da memória e do comportamento. Estes quadros são frequentemente associados ao envelhecimento. Esta linha de pensamento dificulta e atrasa muitos diagnósticos de doenças psiquiátricas nos idosos,
As pessoas idosas muitas vezes em verdadeira solidão desenvolvem quadros psiquiátricos; como o risco de suicídio, demências, depressões, transtornos psicóticos, abuso de substâncias, alcoolismo e outros que conduzem a desfechos trágicos. Para que este risco diminua é imprescindível que os vários profissionais de saúde que trabalham com as pessoas nesta fase do ciclo vital, possuam os conhecimentos e a sensibilidade para estabelecerem as parcerias e a comunicação correta para que os cuidados possam ser efetivos.
Objetivos
- Melhorar os cuidados de saúde às pessoas que se encontram nesta fase do seu ciclo vital, através do reconhecimento precoce de alterações e promovendo a implementação de intervenções apropriadas.
Metodologia
- Palestras teórico-práticas. Problem Based Learning. Prática simulada avançada com casos clínicos e pacientes virtuais.
Temáticas
- O processo de envelhecimento.
- Incapacidade funcional.
- Incapacidade cognitiva.
- Isolamento social.
- Alimentação saudável e exercício físico.
- Alterações psiquiátricas.
- Casos práticos.
Duração
- 16 horas
Destinatários
- Médicos, Enfermeiros, Alunos de Medicina.
Acreditação / Patrocínio Científico
- Departamento de Saúde Mental. Ordem dos Enfermeiros.
Irá ser contactado por um membro da nossa equipa para lhe explicar os próximos passos.
Ao formando é permitido alterar a data de frequência do curso mas não é possível cancelar a inscrição e obter o reembolso da mesma.
Poderá solicitar a alteração da data de realização do curso , sem custo extra, se avisar até uma semana antes.
Após este período fica à consideração da coordenação a aplicação da taxa extra de 50€.
A Healthway pode ter que adiar a data do curso por insuficiência de formandos inscritos ou por outro motivo de força maior.
Apenas e só se houver cancelamento do curso sem possibilidade de realização do mesmo no período de ano civil seguinte , o formando pode optar por pedir o reembolso integral do valor pago.
Opiniões de alunos
Opiniões reais retiradas das redes sociais e de feedbacks feitos após a concretização dos cursos