Curso Saúde Mental e as Doenças Crónicas
A WHO (2002) define doenças crónicas como “doenças de longa duração e de progressão, geralmente, lenta” e o CDC define-as como “condições que não curam, uma vez adquiridas...e que duram 1 ano ou mais”.
Globalmente, verificam-se que das 58 milhões de mortes, cerca de 35 milhões resultam de doenças crónicas. Na Europa as doenças crónicas de maior prevalência são a doença cardíaca, o cancro, a doença respiratória, a diabetes e os problemas de saúde mental (WHO, 2005).
Uma das características das doenças crónicas é a ausência de cura e de acarretar degradação da qualidade de vida dos utentes (WHO, 2005). O utente com doença crónica tem uma variedade de comorbilidades, de outras doenças coexistentes, de dificuldades de adesão ao regime terapêutico, de sofrimento físico e mental, pelo que existe uma sobrecarga emocional e psicológica para o utente, família, comunidade, sistemas de saúde e a própria sociedade (WHO, 2005). Desta forma, é necessária uma maior consciencialização do impacto que a doença crónica tem na qualidade de vida e na saúde mental dos utentes.
Desta forma, é prioritário intervir nos utentes ao nível da saúde mental, de forma a diminuir no sofrimento, minorar as repercussões negativas da doença e a acompanhar por longos períodos as situações irreversíveis e de doença crónica progressiva.
Existe a necessidade de sensibilizar os profissionais de saúde para estas questões de forma a melhorar a intervenção em saúde mental nos utentes com doenças crónicas, maximizar os recursos existentes nos serviços de saúde, bem como avaliar e referenciar as situações de maior risco.
Objetivos
- Desenvolver competências científicas, técnicas e humanas para identificar situações de risco no âmbito da saúde mental de utentes com doença crónica.
Metodologia
- Palestras teórico-práticas. Problem Based Learning. Prática simulada avançada com casos clínicos e pacientes virtuais.
Temáticas
- Saúde mental no utente com doença crónica.
- Perturbações mentais mais associadas à doença crónica.
- Intervenção e estruturas de apoio.
Duração
- 16 horas
Destinatários
- Médicos, Enfermeiros, Alunos de Medicina.
Acreditação / Patrocínio Científico
- Departamento de Saúde Mental. Ordem dos Enfermeiros.
Irá ser contactado por um membro da nossa equipa para lhe explicar os próximos passos.
Ao formando é permitido alterar a data de frequência do curso mas não é possível cancelar a inscrição e obter o reembolso da mesma.
Poderá solicitar a alteração da data de realização do curso , sem custo extra, se avisar até uma semana antes.
Após este período fica à consideração da coordenação a aplicação da taxa extra de 50€.
A Healthway pode ter que adiar a data do curso por insuficiência de formandos inscritos ou por outro motivo de força maior.
Apenas e só se houver cancelamento do curso sem possibilidade de realização do mesmo no período de ano civil seguinte , o formando pode optar por pedir o reembolso integral do valor pago.
Opiniões de alunos
Opiniões reais retiradas das redes sociais e de feedbacks feitos após a concretização dos cursos