Curso de Suturas Perineais em Obstetrícia
As lesões perineais constituem uma realidade frequente no decorrer de um parto vaginal, quer consequentes a lacerações espontâneas de diferentes graus (I-IV) ou à realização de uma episiotomia e que podem estar relacionadas com condições maternas, fetais ou do parto em si. O seu grau de gravidade depende das estruturas atingidas e a sua profundidade.
A morbilidade associada ao trauma perineal é um problema comum para muitas mulheres que podem apresentar queixas de dor, hematoma, equimose, infeção, deiscência, dispareunia, relaxamento do assoalho pélvico, incontinência vesical ou anal, sequelas psicológicas, entre outras.
Torna-se necessário que o profissional que assiste o parto seja detentor de um conjunto de competências técnicas e científicas que lhe permitam reparar as lesões perineais de forma a reconstituir a sua anatomia e função.
São fatores determinantes para a prevenção da morbilidade perineal a escolha do material de sutura, a técnica de reparação e a competência do profissional.
O Curso de Suturas Perineais em Obstetrícia surge da necessidade de formação dos profissionais nesta área específica, proporcionando uma revisão científica e treino de reparação de lesões perineais do pós-parto através de prática simulada.
Objetivos
- Melhorar os cuidados obstétricos na assistência à mulher com lesão perineal, após o parto vaginal.
Metodologia
- Palestras teórico-práticas. Treino Hands On. PBL.
Temáticas
- Anatomofisiologia perineal.
- Caracterização das lesões perineais pós-parto.
- Processo de cicatrização e fatores influenciadores.
- Técnicas de reparação perineal em obstetrícia.
- Escolha do material de sutura.
- Prevenção de infeção.
Duração
- 8 horas
Destinatários
- Médicos Especialistas e/ou do Internato da Especialidade de Ginecologia/Obstetrícia. Enfermeiros Especialistas em Saúde Materna e Obstetrícia (EESMO) e/ou do Curso de Pós-Licenciatura em EESMO.
Acreditação / Patrocínio Científico
- Departamento de Saúde Materna e Obstetrícia. Ordem dos Enfermeiros.
Irá ser contactado por um membro da nossa equipa para lhe explicar os próximos passos.
Ao formando é permitido alterar a data de frequência do curso mas não é possível cancelar a inscrição e obter o reembolso da mesma.
Poderá solicitar a alteração da data de realização do curso , sem custo extra, se avisar até uma semana antes.
Após este período fica à consideração da coordenação a aplicação da taxa extra de 50€.
A Healthway pode ter que adiar a data do curso por insuficiência de formandos inscritos ou por outro motivo de força maior.
Apenas e só se houver cancelamento do curso sem possibilidade de realização do mesmo no período de ano civil seguinte , o formando pode optar por pedir o reembolso integral do valor pago.
Opiniões de alunos
Opiniões reais retiradas das redes sociais e de feedbacks feitos após a concretização dos cursos