Curso de Suporte Básico de Vida em Pediatria
A epidemiologia e a evolução da paragem cardio-respiratória (PCR) em pediatria, assim como as suas particularidades anatómicas, fisiológicas e neurológicas fazem com que o Suporte Básico de Vida (SBV) seja obrigatoriamente direcionado a essas mesmas particularidades.
A obstrução da via aérea na criança é um processo comum devido ao menor diâmetro desta; maior fragilidade da via aérea da criança e devido ao tamanho da língua que facilmente obstrói a via aérea.
As causas de PCR são diferentes em crianças e adultos, sendo que a principal causa de PCR na criança está diretamente relacionada com a hipoxia, resultado de uma situação de deterioração progressiva da função respiratória, havendo posteriormente deterioração da função circulatória, conclui-se que a PCR secundária é a mais frequente na pediatria.
A paragem cardio-respiratória primária apesar de pouco frequente, pode ocorrer normalmente em crianças com patologia cardíaca associada, neste caso a hipoxia não é imediata e o prognostico depende da desfibrilhação precoce. Raramente e ao contrário dos adultos é um evento súbito. Por este facto, a prioridade no SBV pediátrico incide na permeabilização da via aérea e a oxigenação, assim é imperativo a sistematização dos procedimentos de SBV pediátrico para aumentar as probabilidades de sucesso do mesmo.
Objetivos
- Identificar situações de urgência e emergência pediátrica e adquirir competências que permitam executar manobras de SBV no utente pediátrico.
Metodologia
- Palestras teórico-práticas. Treino Hands On e PBL.
Temáticas
- PCR na criança.
- Sequência ABC.
- Obstrução da via aérea.
Duração
- 8 horas
Destinatários
- Enfermeiros, Médicos. Alunos de Medicina. Agentes de Proteção Civil. Cidadão comum.
Acreditação / Patrocínio Científico
- Departamento de Pediatria e Neonatologia. Ordem dos Enfermeiros.
Irá ser contactado por um membro da nossa equipa para lhe explicar os próximos passos.
Ao formando é permitido alterar a data de frequência do curso mas não é possível cancelar a inscrição e obter o reembolso da mesma.
Poderá solicitar a alteração da data de realização do curso , sem custo extra, se avisar até uma semana antes.
Após este período fica à consideração da coordenação a aplicação da taxa extra de 50€.
A Healthway pode ter que adiar a data do curso por insuficiência de formandos inscritos ou por outro motivo de força maior.
Apenas e só se houver cancelamento do curso sem possibilidade de realização do mesmo no período de ano civil seguinte , o formando pode optar por pedir o reembolso integral do valor pago.
Opiniões de alunos
Opiniões reais retiradas das redes sociais e de feedbacks feitos após a concretização dos cursos