Curso de Intervenção interdisciplinar em Saúde Mental
De acordo com o Programa Nacional para a Saúde Mental (2017), nos dados da última década, as perturbações psiquiátricas e os problemas relacionados com a saúde mental constituem uma das principais causas de incapacidade, morbilidade e morte prematura nos países industrializados.
Portugal é o país da Europa com a maior prevalência de doenças mentais na população (Caldas de Almeida e Xavier, 2013; Caldas de Almeida, 2018), havendo elevada percentagem de pessoas sem acesso aos cuidados de saúde mental ou que não beneficiam de modelos de intervenção. A Joint Action on Mental Health and Well-being recomenda o investimento em programas formativos que promovam o desenvolvimento de estratégias de intervenção eficazes na resolução dos problemas e perturbações mentais.
Existem evidências sobre a efetividade da intervenção interdisciplinar em saúde mental, desde a promoção e prevenção ao tratamento e reabilitação psicossocial. Vários estudos enfatizam a importância e o efeito desta intervenção precoce ao nível da melhoria do estado de saúde mental das pessoas, da redução do recurso aos serviços de saúde, da redução do consumo de medicamentos, da adesão ao regime terapêutico e promoção da mudança de comportamentos.
Objetivos
- Capacitar os profissionais de saúde para a intervenção interdisciplinar em saúde mental, desde a promoção e prevenção ao tratamento e reabilitação de pessoas com problemas e perturbações mentais.
Metodologia
- Palestras teórico-práticas. Problem Based Learning. Prática simulada avançada com casos clínicos e pacientes virtuais.
Temáticas
- Intervenção em Saúde Mental.
- Planos individuais de intervenção interdisciplinar e gestão de casos.
- Técnicas de intervenção em Saúde Mental.
- Casos práticos.
Duração
- 16 horas
Destinatários
- Médicos e Enfermeiros.
Acreditação / Patrocínio Científico
- Departamento de Saúde Mental. Ordem dos Enfermeiros.
Irá ser contactado por um membro da nossa equipa para lhe explicar os próximos passos.
Ao formando é permitido alterar a data de frequência do curso mas não é possível cancelar a inscrição e obter o reembolso da mesma.
Poderá solicitar a alteração da data de realização do curso , sem custo extra, se avisar até uma semana antes.
Após este período fica à consideração da coordenação a aplicação da taxa extra de 50€.
A Healthway pode ter que adiar a data do curso por insuficiência de formandos inscritos ou por outro motivo de força maior.
Apenas e só se houver cancelamento do curso sem possibilidade de realização do mesmo no período de ano civil seguinte , o formando pode optar por pedir o reembolso integral do valor pago.
Opiniões de alunos
Opiniões reais retiradas das redes sociais e de feedbacks feitos após a concretização dos cursos