Curso de Abordagem do doente com COVID em Cuidados Intensivos
A atual pandemia COVID obrigou à implementação de uma série de medidas e de estratégias nacionais/mundiais para controlo da doença. Assim, foi necessário literar a população relativamente à doença, bem como normas de etiqueta respiratória e medidas de prevenção e controlo da infeção.
Nos serviços de saúde, emergiu a necessidade de integrar estas medidas e outras adicionais para dar resposta às necessidades dos doentes com COVID19 e sobretudo para prevenir e controlar a infeção dentro dos serviços, e proteger-se a si próprio.
Torna-se, portanto, imperativo, formação nesta área, sobretudo a nível hospitalar, que sendo uma doença inicialmente desconhecida e com mutações regulares obrigam a constante adaptação por parte dos profissionais. Este mini-curso sobre COVID19 pretende a abordagem do doente na vertente dos cuidados intensivos, dado que esta pandemia emergiu como um desafio nesta área, e certamente permanecerá um grande desafio, em todos os sentidos (gestão de recursos humanos, gestão de material hospitalar, gestão de EPI's, criação de circuitos "limpos" e "sujos", triagem do lixo hospitalar contaminado, circuito do cadáver COVID, entre outros).
Objetivos
- Habilitar os licenciados em Medicina e Enfermagem, com os conhecimentos avançados na área da abordagem ao doente com COVID, para o desenvolvimento da sua intervenção em contexto de Unidade de Cuidados Intensivos.
Metodologia
- Palestras teórico-práticas. Simulação Hands On. PBL.
Temáticas
- Epidemiologia e fisiopatologia da COVID19.
- Sintomatologia associada à doença.
- Medidas de prevenção e controlo da infeção.
- Terapêutica associada à doença.
- O COVID19 em meio hospitalar: contexto de UCI.
Duração
- 16 horas
Destinatários
- Enfermeiros e Médicos. Alunos de Medicina, em Curso de Especialidade.
Acreditação / Patrocínio Científico
- Departamento de Anestesiologia e Cuidados Intensivos. Ordem dos Enfermeiros.
Irá ser contactado por um membro da nossa equipa para lhe explicar os próximos passos.
Ao formando é permitido alterar a data de frequência do curso mas não é possível cancelar a inscrição e obter o reembolso da mesma.
Poderá solicitar a alteração da data de realização do curso , sem custo extra, se avisar até uma semana antes.
Após este período fica à consideração da coordenação a aplicação da taxa extra de 50€.
A Healthway pode ter que adiar a data do curso por insuficiência de formandos inscritos ou por outro motivo de força maior.
Apenas e só se houver cancelamento do curso sem possibilidade de realização do mesmo no período de ano civil seguinte , o formando pode optar por pedir o reembolso integral do valor pago.
Opiniões de alunos
Opiniões reais retiradas das redes sociais e de feedbacks feitos após a concretização dos cursos