CURSO “INTERNATIONAL TRAUMA LIFE SUPPORT” (ITLS)

INTRODUÇÃO

O ITLS (International Trauma Life Support) foi fundado no início dos anos 80 como BTLS. Desde as suas raízes foi designado como um curso local e regional de educação de trauma para profissionais de SEM, o BTLS cresceu até atingir mais de 70 núcleos no mundo inteiro. Em 2005, o BTLS tornou-se ITLS para melhor reflectir o alcance da organização.

O primeiro curso de ITLS foi desenvolvido em 1982 por John E. Campbell, MD, FACEP, do Capítulo Alabama do American College of Emergency Physicians. O curso baseava-se na necessidade de um programa educacional contínuo, de qualidade, desenvolvendo aptidões para fornecedores de serviços de emergência médica (SEM). Desde o seu início, o ITLS registou um enorme crescimento e tornou-se o programa educacional de padrão internacionalmente aceite para cuidados pré-hospitalares de trauma.

O ITLS expandiu-se para além do seu curso inicial e oferece agora vários tipos de programas educacionais:

ITLS Básico – concebido para o EMT-Basic e First Responder, este curso de treino prático (“hands-on”) oferece aos fornecedores de SEM básicos treino completo e as aptidões necessárias para uma rápida avaliação, ressuscitação, estabilização e transporte do paciente de trauma. O curso fornece educação na avaliação inicial e estabilização do paciente de trauma.

ITLS Avançado – este curso abrangente cobre as aptidões necessárias para uma rápida avaliação, reanimação, estabilização e transporte do paciente de trauma para TEM avançado, paramédico, enfermeiro e médico de trauma. O curso ensina a sequência de avaliação correcta e as técnicas de intervenção crítica, reanimação e acondicionamento de um paciente.

O Curso tem por objectivo geral fornecer conhecimentos teórico-práticos, baseados em Guidelines, que reforçam e uniformizem a formação de médicos, enfermeiros, bombeiros e TAE’s na área do Trauma. Espera-se que, no final do curso, os profissionais de saúde adquiram conhecimentos fundamentais, que lhes permitam ter uma conduta uniforme de actuação perante situações específicas de Trauma.

DESTINATÁRIOS

Médicos, Enfermeiros, Alunos de Medicina, Alunos de Enfermagem, Bombeiros, TAS, TAE’s, entre outros.

CORPO DOCENTE

Instrutores acreditados pela American College of Emergency Physicians.

ACREDITAÇÃO

American College of Emergency Physicians.

OBJECTIVOS

O Curso tem por objectivo geral fornecer conhecimentos teórico-práticos, baseados em Guidelines, que reforçam e uniformizem a formação de médicos, enfermeiros, TAS’s e TAE’s na área do Trauma. Espera-se que, no final do curso, os profissionais de saúde adquiram conhecimentos fundamentais, que lhes permitam ter uma conduta uniforme de actuação perante situações específicas de Trauma.

METODOLOGIA

O curso desenvolve-se em aulas teórico-práticas, mas essencialmente em aulas práticas e de simulação avançada em Trauma. Utiliza-se fundamentalmente o método activo com recurso à técnica de resolução de cenários práticos e casos clínicos.

Os formandos serão divididos em grupos e evoluirão pelas bancas práticas em crescente de diferenciação clínica.

Cada equipa (6 formandos) terá um tutor destacado, constituindo uma referência de suporte para todos os elementos da mesma. Cada formando deverá apresentar-se com roupa leve e prática. O ratio formador/formando é de 1:6.

O curso terminará com avaliação teórica e avaliação prática de casos clínicos.

ESTRUTURA CURRICULAR

1. Avaliação do cenário/incidente
2. Precauções de Segurança Universais
3. Avaliação e abordagem inicial da vítima de trauma
4. Abordagem inicial da via aérea
5. Neurotrauma
6. Trauma Torácico
7. Trauma Abdominal
8. Choque e reposição de fluidos
9. Trauma das Extremidades
10. O grande queimado
11. Trauma Pediátrico
12. Trauma da Grávida
13. Trauma no Idoso
14. Vítimas de trauma sob a influência de álcool ou drogas
15. PCR em trauma
16. Estações práticas
17. Casos clínicos

VAGAS

Mínimo: 12 formandos – 2 formadores.
Médio: 18 formandos – 3 formadores.
Máximo: 24 formandos – 4 formadores.

CRITÉRIOS DE APROVAÇÃO

Para obter a credenciação do curso, a assiduidade no curso é obrigatória e cada formando deverá obter 74% de aptidão no diagnóstico de competências teórico e 100% no diagnóstico de competências prático, com possibilidade de uma única repetição. Serão referenciados para potenciais formadores do curso ITLS os formandos com melhor performance teórico-prática no curso.

DURAÇÃO E REGIME

As aulas decorrerão das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, durante 2 dias consecutivos.

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